Última Hora
10/04/2015

Municípios não conseguem cumprir lei de tratamento contra o câncer


No mês em que em que a prevenção do câncer de mama é destaque através da campanha Outubro Rosa, um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) avalia que, apesar de o atendimento a pacientes oncológicos ter melhorado, ainda há um grande número de mulheres que não consegue ter acesso ao tratamento no período recomendado.

A Lei Federal 12.732/2012 determina que o tratamento de paciênte diagnosticado com câncer deve começar, no máximo, em até 60 dias após o diagnóstico. "Boa parte dos municípios, mesmo em regiões ricas como o Sudeste, ainda não consegue atender a essa lei. É uma das políticas do SUS que ainda precisam de expansão e consolidação", diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira.

A edição deste domingo (4) do jornal O Globo, publica relatos de pacientes que tiveram dificuldades no atendimento na rede pública de Saúde. É o caso da doméstica Elen Santana, do Rio de Janeiro, que usou o 13º salário para fazer uma mamografia e apresentar o resultado de uma biópsia. Após todo procedimento finalizado, ela só conseguiu começar o tratamento três meses depois.


Ceará Agora
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Item Reviewed: Municípios não conseguem cumprir lei de tratamento contra o câncer Rating: 5 Reviewed By: Unknown