Última Hora
10/05/2015

RESÍDUOS SÓLIDOS: 11 PREFEITOS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO.

Da esquerda à direita, prefeitos(as) de Coreaú, Mucambo, Pacujá, Alcântaras, Forquilha, Meruoca, Groaíras, posam ao lado do secretário Cidades, Lúcio Ferreira Gomes (ao centro).

O secretário das Cidades, Lúcio Ferreira Gomes, e técnicos da secretaria se reuniram com 11 prefeituras da Região Norte do Estado, integrantes do consórcio, para apresentar a proposta de construção de uma Central de Tratamento de Resíduos e 7 Estações de Transbordo. O projeto visa atender a lei que disciplina a destinação correta de resíduos. O investimento é de R$ 33 milhões assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes) é formado pelos municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú e Senador Sá.

Central de Tratamento de Resíduos (CTR)
A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais.

Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18hac. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$ 25 milhões.

FONTE: CARIRÉ EM REVISTA

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Item Reviewed: RESÍDUOS SÓLIDOS: 11 PREFEITOS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO. Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell