Última Hora
10/01/2015

Já imaginou se os dinossauros ainda vivessem entre nós?

Você já imaginou como seria ter um pterodátilo de estimação? Ou passear nas costas de um velociraptor? Ou quem sabe criar um bando de dilofossauros? Isso tudo parece uma grande “viagem na maionese” ou até mesmo a premissa de um blockbuster (“Jurassic Park”, alguém?), mas alguns pesquisadores realmente tentam imaginar como seria o mundo se aquele cometa de 65 milhões de anos atrás não tivesse atingido a Terra.
Se é que foi realmente isso que levou os grandes lagartos à extinção – apesar dessa ser a teoria mais aceita, ainda há controvérsia. De acordo com alguns cientistas, caso os dinossauros ainda andassem pelo planeta, a própria evolução humana teria sido completamente diferente. É possível que tivéssemos longas garras afiadas e pernas mais musculosas – afinal, correr pode ser uma tática de sobrevivência.
Outras teorias apontam que os homens desenvolveriam técnicas para erradicar com as maiores feras. Se nós fomos capazes de levar várias espécies à extinção, por que não faríamos o mesmo com os dinos? Entrentato, é mais provável que nos adaptássemos à realidade de uma convivência mais “pacífica”, utilizando propriedades dos animais para nossa própria comodidade.

Os dinos no mundo de hoje

Por exemplo: poderíamos domesticar alguns desses animais para que eles servissem como meio de transporte, tal como cavalos e camelos. Ou quem sabe construir um exército para melhorar as defesas de nosso país! Que loucura, hein?
Uma indústria que poderia se beneficiar bastante é a da moda: bolsas, jaquetas e sapatos com o couro desses animais poderiam fazer muito sucesso nas passarelas internacionais. Já imaginou andar por aí com uma carteira feita de tiranossauro?
É muito pouco provável, entretanto, que os próprios lagartos desenvolvessem algum tipo de inteligência como a dos humanos. Por isso, cenários mais fantasiosos de um brontossauro ocupando a presidência da república devem mesmo ficar apenas no universo da imaginação.

Uma outra realidade

Porém, a ideia de “dinossauroides”, ou seja, dinos inteligentes, não é totalmente descartada. Porém, caso isso acontecesse, é difícil acreditar que os humanos teria se desenvolvido. Os humanoides teriam sido dizimados por essas grandes criaturas. Teorias como essa se dão pelo fato de que esses animais possuíam cérebros muito grandes, proporcionais ao seu corpo. Mas será que seriam utilizados para criar a moral, por exemplo?
Hoje em dia, diversos animais, como aves, tubarões e jacarés, possuem um ancestral muito primitivo, que data lá no período em que os dinos dominavam a Terra. Eles possuem uma inteligência própria, mas que não pode ser muito comparada à dos humanos.
Alguns esforços acontecem ao redor do mundo na tentativa de recuperar o DNA fossilizado dos grandes lagartos para tentar “recriá-los” em laboratório. É o que a Coreia do Sul está tentando fazer com os mamutes, por exemplo, que foram extintos há apenas 8 mil anos – bem menos do que os dinossauros, diga-se de passagem.
Mas até aonde irá essa sede em criar novas espécies? Até que ponto nós conseguiremos criar um “Jurassic Park” verdadeiro? Pelo jeito, só o tempo irá dizer. Você pode imaginar utilidades interessantes para esses bichões nos dias de hoje? Qual desses animais você gostaria que voltasse a circular na Terra? E como você pensa que seria nossa convivência com eles?
Solte sua imaginação! Aqui, no mundo da fantasia, vale tudo!

Fonte: MegaCurioso
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Item Reviewed: Já imaginou se os dinossauros ainda vivessem entre nós? Rating: 5 Reviewed By: Unknown