Última Hora
9/23/2015

6 dicas básicas para manter sua casa livre de baratas

O que dizer das baratas, esses bichos tão asquerosos, horripilantes e nojentos que só aparecem para incomodar o sossego das pessoas? Mesmo que alguns cientistas americanos estejam tentando encontrar uma função nobre para esses insetos, a verdade é que a maioria das pessoas não gosta de baratas e apresenta rejeição.
E não é para menos. Quando aparecem, esses bichos, que são sinônimo de sujeira, ficam andando por todos os lados e contaminando tudo o que tocam. Se você pensar por onde eles podem ter andado antes de estarem por ali, então, aí é que a vontade de acabar logo com elas fica maior.

1. Manter a limpeza

Em algumas situações, prevenir é o melhor remédio. Com as baratas isso pode ser aplicado também, já que se você mantiver um ambiente sempre limpo, dificilmente elas aparecerão. Na maioria das vezes, elas são atraídas por restos de comida, principalmente gordura, ou seja, evite deixar acúmulo de louça suja, conserve o chão limpo e deixe o fogão em ordem, sem panelas usadas. Essas medidas devem ajudar a manter as baratas longe de sua casa.
Louças sujas são um prato cheio para atrair baratas

2. Mantenha os buracos tapados

Qualquer rachadura e abertura pode ser uma porta de entrada de baratas e outros insetos. Portanto certifique-se de que não há alguma fenda em qualquer lugar da casa e, se houver, promova a manutenção desses locais. Se houver a possibilidade, por meio daqueles que possuem tampas retráteis, tente manter os ralos cobertos também.

3. Conserte os vazamentos

Outra coisa que atrai as baratas é a umidade e a água originadas pelos vazamentos, pias não muito secas ou excesso em vasos de plantas. Evite essas situações, que você estará tomando uma medida preventiva eficiente contra esses insetos. Lembre-se: baratas conseguem viver meses sem comida, mas apenas alguns dias sem água, por isso são tão atraídas por este elemento.

4. Produza sua própria isca e armadilha caseiras

Utilize uma medida de açúcar refinado para três de ácido bórico. O doce do açúcar irá atrair as baratas, enquanto o ácido vai mata-las. O composto pode causar algumas irritações, mas não é tóxico para humanos e animais. De qualquer forma, é bom evitar espalhar o pó em locais onde pode haver contato de crianças. Algumas indicações de aplicação são atrás e embaixo da geladeira, fogão, máquina de lavar louças, embaixo da pia, etc.
A terra de diatomácea é um inseticida natural que não prejudica animais e seres humanos

5. Procure uma empresa especializada

Dependendo do tamanho da infestação, você não terá como resolver sozinho, então a recomendação é para que procure uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, sabendo como, onde e o quê aplicar na sua casa. Uma sugestão do site Mother Nature Network é optar por empresas que utilizem “terra de diatomácea”, uma substância utilizada para vários fins, mas que é natural e mata os insetos sem o uso de elementos químicos.

6. Mate-as, simplesmente

Muitas vezes, a saída é pisar sem dó. Aliás esse deve ser o recurso de muitos para matar baratas, mas há outra alternativa que dispensa a violência e uso de inseticidas. Uma solução com um pouco de água e sabão para ser borrifada pode ser bem eficiente, já que o sabão vai sufocar as entranhas das baratas que, a exemplo da maioria dos insetos, respira por meio da pele. Essa solução pode ser utilizada para manter limpos os cantos altos e lugares mais complicados de se atingir.

Fonte: MegaCurioso
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Item Reviewed: 6 dicas básicas para manter sua casa livre de baratas Rating: 5 Reviewed By: Junior Sanxo