Última Hora
8/14/2015

Canindé cria experiência com horta em pneus para a produção de hortaliças


Imagine cultivar uma horta que poderá gerar frutos para seus tataranetos? E mais: garantir emprego e renda agora. A ideia foi desenvolvida pelo Sebrae, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Canindé, que optaram por criar hortas mistas, feitas de pneus, aproveitando uma matéria prima de difícil descarte e estimulando uma postura ecologicamente correta junto à comunidade. Afinal, os pneus demoram mais de 500 anos para se decomporem na natureza e, por ano, mais de 40 milhões de pneus velhos são descartados em rios, aterros sanitários, bueiros, comprometendo o meio ambiente.

Além de prático e econômico em relação à água (Convivência com o Semiárido), os pneus podem ser encontrados de graça e podem servir para várias culturas. Por cada pneu, se gasta apenas dois litros de água numa economia importante na produção do Semiárido, que enfrenta cinco anos de seca, a velha inimiga do sertanejo. Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares. Seguindo os técnicos do projeto, basta acompanhar os seguintes passos: pegar um pneu velho, revestir com um plástico na parte de baixo – para que a terra não saia – e realizar o plantio.

Orientações

O produtor deve montar a horta em locais bem arejados e iluminados. A irrigação deve ser feita todos os dias e a planta precisa receber cinco horas diárias de sol. É um projeto piloto que está sendo desenvolvido nos Sertões de Canindé. Já foram plantadas sementes de tomate, pimentão, cebolinha, coentro e cheiro verde. Além de gerar alimentos, a horta contribui para outros fatores importantes que é a reciclagem, “retirando do meio ambiente os pneus velhos e reduzindo o habitat natural de reprodução de alguns insetos vetores de doenças”, explica Éden Rocha, consultor técnico do Sebrae Ceará.

Segundo o ambientalista e Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé Airton Maciel, a temática Meio Ambiente se destaca no âmbito da sociedade, sendo esta, sem ter um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado, fica difícil a sua relação de sobrevivência no meio em que vivem. “No entanto, para a verdadeira efetivação de hábitos que contribuam para isto é necessário que haja uma mobilização social no sentido de enfatizar a importância de manter um ambiente limpo e equilibrado propício à habitação da população e por ser seu direito, além de outras formas de convivência em sociedade, principalmente em áreas públicas parques, praças, igrejas, centros, projetos educativos”, explica o Secretário.

Fonte: Agência Sebrae
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook
Item Reviewed: Canindé cria experiência com horta em pneus para a produção de hortaliças Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell