Última Hora
5/25/2014

PAPA DIZ QUE CONFLITO ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES É INACEITÁVEL


Papa faz oração no Muro da Cisjordânia OSSERVATORE ROMANO / REUTERS

Papa diz que conflito entre palestinos e israelenses é inaceitável
Convidados por Francisco, Mahmoud Abbas e Shimon Peres confirmam visita ao Vaticano

DANIELA KRESCH, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS


TEL AVIV - As assessorias do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e do presidente de Israel, Shimon Peres, confirmaram que ambos os líderes aceitaram o convite do Papa Francisco para irem ao Vaticano rezar junto com ele pela paz no Oriente Médio.Segundo o "New York Times", ambos viajarão até a Santa Sé na mesma data para orar juntos.

- O presidente aceita a iniciativa e diz que aprecia qualquer esforço que seja feito no sentido de alcançar a paz entre Israel e seus vizinhos -, disse um assessor de Shimon Peres, que receberá o Papa amanhã (segunda-feira) em cerimônia na residência presidencial, em Jerusalém.

No caso de Mahmoud Abbas, membros da Organização para Libertação da Palestina (OLP) confirmaram à imprensa que o presidente da Autoridade Palestina também aceitou o convite e marcou até mesmo a data: dia 6 de junho.

O Santo Pontífice fez o convite duplo durante uma missa para milhares de palestinos na Praça da Manjedoura, em Belém, na Cisjordânia. Ele afirmou oferecer sua casa no Vaticano “como um lugar para um encontro de orações”.

- Aqui, no local de nascimento do Príncipe da Paz, quero convidar você, presidente Mahmoud Abbas, juntamente com o presidente Shimon Peres, para se unirem a mim numa oração sincera a Deus pela oferenda da Paz – disse Jorge Mario Bergoglio.

Mais cedo, o Pontífice quebrou o protocolo e fez uma parada surpresa no muro que separa a Cisjordânia de Israel, construído há dez anos. Francisco desceu do carro e, com as mãos no muro, fez uma oração silenciosa. Acima de sua cabeça, um grafite em um inglês mal escrito: "Belém parece gueto da Varsóvia", comparando a condição dos palestinos com a dos judeus sob o regime nazista.

Francisco foi o primeiro Pontífiice a iniciar uma viagem à Terra Santa pela Cisjordânia, ao invés de entrar por Israel. O Papa voou de helicóptero a Belém da Jordânia, onde começou sua viagem no sábado.

A viagem de três dias à Terra Santa celebra o aniversário de 50 anos do histórico encontro em Jerusalém entre o então papa Paulo VI e o líder espiritual da Igreja Ortodoxa, o Patriarca Athenagoras.

O abraço entre os dois marcou marcou a reaproximação entre as duas correntes cristãs que se dividiram em 1054, no episódio conhecido na História como o Grande Cisma da cristandade.

Ataque ao Museu Judaico de Bruxelas

O Papa Francisco lamentou o ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, que deixou quatro mortos, na tarde de sábado. Entre as vítimas, duas eram israelenses. O pontífice comentou o antissemitismo e a intolerância.

FONTE: O GLOBO



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook
Item Reviewed: PAPA DIZ QUE CONFLITO ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES É INACEITÁVEL Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell