Última Hora
12/28/2013

REFORMA AGRÁRIA: DECRETOS DESAPROPRIAM FAZENDAS NO CEARÁ

Prometidos em outubro pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, foram publicados hoje (27) no Diário Oficial da União 92 decretos de desapropriação de terra para reforma agrária. As propriedades declaradas de interesse social correspondem a 193,5 mil hectares em 16 estados, o equivalente a cerca de 190 mil campos de futebol.

Segundo levantamento feito pela Diretoria de Obtenção de Terras do Incra, que resultou nos decretos, há utilização, em média, de apenas 22,2% das áreas utilizáveis dos imóveis. Em 50 deles não havia qualquer atividade produtiva desenvolvida pelos proprietários.

As desapropriações ocorrerão nos estados do Ceará, da Bahia, de Goiás, do Espírito Santo, Distrito Federal, de Sergipe, São Paulo, do Piauí, de Pernambuco, da Paraíba, de Santa Catarina, do Maranhão, de Mato Grosso, Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e Tocantins. As famílias a serem assentadas deverão estar no Cadastro Único (CadÚnico).

No Ceará, as terras agora declaradas de interesse social fazem parte da fazenda Lagoa de Dentro, em Itapipoca, que possui 1.149 hectares e beneficiará 25 famílias, e da fazenda Cajueiro/Pedra Branca, no município de Marco, que possui 1.074 hectares e beneficiará 13 famílias.

FONTE: * Com informações do INCRA e da Agência Brasil, Ce News 7

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook
Item Reviewed: REFORMA AGRÁRIA: DECRETOS DESAPROPRIAM FAZENDAS NO CEARÁ Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell