FUNCIONÁRIOS DO CRAS DE MUCAMBO
ALICE MARQUES E RITINHA MARIA
MOTORISTA MARCOS PORTELA
PANFLETAGEM NAS RUAS DA CIDADE
A reportagem do Blog Mucambo Pra Valer conversou com a senhorita Ritinha Maria(foto acima) ela que é portadora de deficiência e ele fala sobre esse dia importante para as pessoas portadoras de deficiências especias.
Ritinha Maria: Então, na verdade é um dia de celebração, apesar de vivermos muitas dificuldades no que diz respeita a sensibilidade, a gente também agradece a Deus pelas as conquistas que já tivemos, na verdade são muitos os portadores de necessidades que vivem na luta engajados em movimentos buscando os nossos direitos e os nossos deveres também, eu defendo que nós temos direitos a partir do momento que assumimos os nossos deveres, e eu louvo a Deus por ter participado de algumas conquistas que hoje os portadores de necessidades especiais usufrui no que diz respeito aos prédios, as construções, que hoje é por lei é obrigatório ter rampas e banheiros adaptados e adequados e muitas outras coisas, outra coisa é a gente ver os deficientes engajados no esporte que é fundamental que facilita a nossa acessibilidade e sobre tudo na participação da comunidade, em vez da gente ficar em casa em uma cama a gente ver muitos deficientes participando dando a sua contribuição na sociedade, até porque a gente vive em uma sociedade que não se pode dar o luxo de viver na cama em quanto a gente pode fazer alguma coisa, eu Ritinha Maria parabenizo a todos os meus companheiros(as) portadores de deficiências especiais estão lutando por dias melhores para nossa classe.
Detalhe: Entrevista acima concedida ao repórter Marcos Venício neste dia 21 de setembro.
21 de Setembro – Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência; A LUTA CONTINUA!!! O Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS de Mucambo/CE apoiou essa LUTA com sua equipe..
SAIBA UM POUCO MAIS!
O dia 21 de setembro foi instituído pelo movimento social em encontro nacional em 1982 com todas as entidades nacionais. Foi escolhido no dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reinvindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por INCLUSÃO SOCIAL.
Isso faz acreditar que nem tudo está perdido. esta deve ser uma causa de todos. tem que partir de cada um para que possamos chegar lá em cima, ou seja, na luta pela INCLUSÃO SOCIAL.
A esperança não pode ser perdida e a qualidade de vida das pessoas com deficiência pode e tem que melhorar. Precisamos sensibilizar a sociedade.
Faça parte você também desta luta!
FOTOS: facebook de Alice Marques e Marcos Portela
TEXTO: Panfleto