Última Hora
3/28/2015

Morre o educador Edgar Linhares, aos 86 anos


Edgar Linhares foi um dos entrevistados do caderno dos 50 anos da Ditadura em 2014

Professor Edgar Linhares era membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987. Ele foi presidente da instituição no governo de Cid Gomes

O educador Edgar Linhares morreu neste sábado em Fortaleza. Ele estava internado no Hospital da Unimed. O velório está sendo realizado na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688). A missa de corpo presente será às 15h30min e o enterro, às 17h30min, no Parque da Paz.

Edgar Linhares foi professor do curso de Letras da UFC; assessor da Secretaria Geral do Ministério da Educação (MEC), entre 1979 e 1983, e membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987. Ele era educador há mais de 65 anos. Teve oito filhos, entre eles o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares. Ele nasceu em Santa Quitéria, município cearense a 252 quilômetros de Fortaleza.

O prefeito Roberto Cláudio divulgou nota lamentando a morte do professor Edgar Linhares, ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará. "A história de vida do professor Edgar Linhares incorpora o sentido mais amplo do termo educador. Seu legado para a educação é tão essencial como a percepção de que o futuro de nossa gente e de nossa nação passa, essencialmente, pelo que fizermos de revolucionário no campo do formal e do não formal para garantir esse direito à nossa população. O professor Edgar é, efetivamente, uma referência para cada um daqueles que atuam na educação, em nosso Estado e no Pais", disse o prefeito Roberto Cláudio.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou pesar pela morte do educador. "Sua despedida é motivo de tristeza e homenagem por todos aqueles que acreditam na educação como caminho para a emancipação humana, a ampliação de horizontes, a afirmação de direitos, a efetiva conquista da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa", destacou o secretário Guilherme Sampaio.

O secretário Municipal da Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, também divulgou nota sobre a morte de Edgar Linhares. "Incansável na luta pelo direito à educação, deixa um legado de força e esperança para incontáveis admiradores de seu trabalho. Sua trajetória será sempre referência para todos que encaram a nobre e importante missão de educar".

O deputado federal Chico Lopes, que foi aluno de Edgar Linhares, também prestou homenagem ao educador cearense. "Edgar Linhares foi um professor muito marcante na minha vida. Devo a ele grande parte da minha decisão de ser professor. Foi uma pessoa que em mais de 60 anos de sala de aula nunca deixou de todo dia se dedicar à educação como a questão principal da vida”.

Redação O POVO Online
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook
Item Reviewed: Morre o educador Edgar Linhares, aos 86 anos Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell