Última Hora
7/20/2014

“A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião", diz consultor sobre a doença


O avião da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia na última quinta-feira (17) levava 298 pessoas. Uma das vítimas foi o holandês Joep Lange, de 60 anos, reconhecido como um dosmaiores especialistas sobre a Aids no mundo.

Lange fazia parte de um grupo com cerca de 100 ativistas que estavam a caminho da Conferência Internacional sobre a Aids, que estava marcada para ter início neste domingo (20), em Melbourne, na Austrália.

O especialista, que atua há 30 anos em busca da cura da doença, foi presidente da Sociedade Internacional de Aids (IAS), entre 2002 e 2004, e atualmente atuava como professor de medicina na Universidade de Amsterdã e diretor do Instituto de Amsterdã para a Saúde Global e o Desenvolvimento.

Em entrevista ao jornal australiano "The Age", o consutor sobre a doença, Trevor Stratton, disse que "a cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião. Simplesmente não sabemos". O atual presidente da IAS, Chris Beyrer, demonstrou "tristeza sincera" com a morte dos pesquisadores e afirmou, acerca da morte de Lange, que "o movimento de HIV/AIDS realmente perdeu um gigante".

O pesquisador ficou mundialmente conhecido por defender a diminuição dos custos do tratamento para os mais pobres, contribuindo no desenvolvimento de terapias combinadas a preços acessíveis, e em meios de prevenir a transmissão do vírus da mãe para o bebê.

Fonte: Lindomar Rodrigues
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook
Item Reviewed: “A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião", diz consultor sobre a doença Rating: 5 Reviewed By: Marcus Portell